Esses dias tive de fazer uma pesquisa sobre o Master Data Services, o novo serviço disponibilizado junto do SQL Server 2008 R2.

SQLServer2008_R2_thumb.png

Fiquei com aquelas duvidas basicas, o que é, pra que serve. Depois destas perguntas respondidas faltava saber, porque usar ele e não um Biztalk, um Workflow do Sharepoint.

Achei um texto que explica tudo de uma forma bem resumida, segue tradução do resumo

Microsoft SQL Server Master Data Services Roadmap

Introdução

Em 2007 a Microsoft comprou uma empresa chamada Stratature, uma lider em gestão de dados mestre “master data management” (MDM), o produto de MDM da Microsft ganhou o codename “Bulldog” e ganhou os padrões Microsoft e novas funcionalidades descritas abaixo.

Os clientes da Microsoft queriam uma solução que aproveitasse o seus investimentos em tecnologia, integrasse com seus softwares existentes, de facil instalação, manutenção e que provesse um baixo custo.

Inicialmente o “Bulldog” iria fazer parte do Microsoft Office SharePoint, porém no TechEd 2009 anunciaram que ele faria parte do SQL Server 2008 R2 como “SQL Server Master Data Services”

Prioridades do produto

A Microsoft entende a dor do cliente em torno de gestão de dados mestre. A Microsoft também entende que as soluções atuais tendem a ser a aplicação pesada, demorada, arriscada e cara.

tecnologias existentes

A Microsoft tem uma grande variedade de tecnologias existentes e emergentes para aplicar e apoiar uma solução de gerenciamento de dados mestre. A solução Microsoft MDM será construído sobre os alicerces sólidos do Microsoft SQL Server, Microsoft Office SharePoint Server, Windows Communication Foundation, o ADO.Net Entity Data Model (EDM), Integration Services, BizTalk Server e outras tecnologias-chave da Microsoft.

Time‐to‐Value rapido

Projetos atuais MDM, consomem no mínimo mais da metade do orçamento do projecto em serviços focados na implementação e customização de uma solução escolhida MDM para atender exigências específicas, na verdade, a relação de custo 10:01 é comum. Time to value é uma medida de quanto tempo leva para começar a obter valor a partir de uma solução MDM.

Produto

Stratature

MDM Stratature, chamado + EDM, é um “Master data Hub” centralizador de dados com um interface Web, com regras de negócios, fluxo de trabalho humano e notificações, entidade e gestão de hierarquia, controle de versão, log de transações, e uma interface de assinatura aberta.

Master Data Hub

Stratature master data hub é um aplicativo SQL Server, que fornece gerenciamento central das entidades de dados mestre e hierarquias. Um papel global do modelo de segurança que assegura acesso seguro aos dados mestre.

modelagem de dados

As entidades, atributos, hierarquias e regras de negócio usado para armazenar e validar os dados mestre são totalmente definidos em um modelo de dados orientado a metadados. Não há pré-modelo de dados mestre para que os administradores sejam livres para definir o modelo de dados de qualquer maneira que satisfaça as necessidades da sua organização. Conforme surgem novas entidades empresariais ou alterar as entidades de negócios atual, o modelo de dados pode mudar para acomodar as necessidades de novos negócios.

interface leve

A interface do Stratature é baseado em ASP.Net e AJAX e oferece um cliente leve e flexível e acesso baseado em roles do hub para navegação, edição, auditoria, aprovação e criação de dados mestre.

regras de negocio

+ EDM suporta a definição e a execução de uma grande variedade de regras comerciais que garantam a qualidade dos dados inseridos no centro de dados mestre. O motor de regras de negócios é eficiente, flexível e extensível.

Workflow humano

Todas as alterações aos dados mestre são validados contra as regras comerciais definidas para as entidades e as hierarquias envolvidas. Qualquer violação de regras de negócios são gravadas e atribuídas ao proprietário da entidade, atributo ou hierarquia que viola a regra de negócio. Além disso, o proprietário é notificado por email das violações. As notificações podem ser enviadas para cada violação ou agrupadas em uma notificação periódica.

versionamento

Todas as entidades de dados e as hierarquias são versionados. Novas versões podem ser criados por um administrador, sempre que forem necessários. Por exemplo, uma nova versão do plano de contas pode ser criado depois que os relatórios trimestrais estiverem finalizados e uma nova versão do item mestre pode ser criado mensalmente.

Transaction Logging

Cada alteração de dados master é traçada em uma tabela de transações. Quais são os dados alterados, quem fez as mudanças, quando as alterações foram feitas e as mudanças reais são todos gravados. Além de ser uma pista de auditoria muito útil, o log de transação pode ser usado para, seletivamente, reverter as alterações. Esta capacidade é de vital importância para o administrador dos dados.

gerenciamento de hierarquia

Os dados mestre contém uma grande variedade de hierarquias. As hierarquias roll-up para as contas em um plano de contas, a hierarquia de informação para os empregados, a estrutura organizacional do negócio do cliente, e as categorias de itens de um item mestre são exemplos típicos de hierarquias. Essas hierarquias são freqüentemente codificado em sistemas empresariais ou definida em uma série de planilhas Excel. Hierarquias podem ser definidas por relações de atributo: por exemplo, a cidade pertence ao estado e estado pertence à região.

Essas relações de hierarquia derivadas mudam sempre que se altera o valor do atributo. Hierarquias podem ser definidas como relações pai-filho que podem ter uma profundidade arbitrária ao longo de qualquer caminho (irregular).

O Stratature permite os dois tipos de hierarquias para ser aproveitado em uma nova hierarquia derivada. A vantagem da reutilização é que ele garante que há apenas uma definição da relação, a qualquer momento.

interface de assinatura

O Stratature master data hub é a fonte para limpar, gerir dados mestre para uma grande variedade de fins operacionais e analíticos. Esses dados são expostos a outros sistemas através de um conjunto de views do SQL Server que pode ser acessado por qualquer ferramenta que pode consumir dados SQL Server – SSIS, BizTalk, Excel, Reporting Services, etc Essas visões são mantidas dinamicamente para que eles incluam automaticamente qualquer nova entidade, atributos, hierarquias adicionados ao modelo de dados mestre.

segurança

Stratature permite a segurança por aplicação, modelo, entidade individual (tabela / lista), e atributo.

Por exemplo, um usuário poderia ser capaz de ver todo o catálogo de produtos, mas apenas alterar a cor de qualquer produto específico. Os direitos de acesso pode ser em cascata um relacionamento de atributo a apresentar um subconjunto de dados mestre para um usuário específico. Por exemplo, cada local pertence a uma cidade, a cidade pertence a um país, e pertence à região do país. Um usuário pode ser concedido o acesso de leitura para a Europa, e acesso de gravação para a Bélgica. Quando o usuário faz em sua conta, ela só vê vários locais da Europa e apenas pode editar localidades que pertencem a Bélgica.

SQL Server Master Data Services

SQL Server MDS fez do Stratature + EDM um produto Microsoft. “Bulldog” permanecerá quase idêntico ao + EDM, com alguns aperfeiçoamentos a seguir.

A Microsoft tem planos para melhorar a experiência do usuario, simplificar a instalação e executar processos como revisões de segurança. Além disso, a Microsoft vai aumentar o + EDM com melhorias na API, melhorar a integração de outros aplicativos, e uma melhor integração com a plataforma de dados Microsoft. A seguir, as melhorias para o SQL Server MDS

Setup e Deployment

Microsoft melhorou a experiência do produto + EDM. Atualmente, existem algumas etapas manuais necessárias para preparar o servidor antes de instalar + EDM. A Instalação do SQL Server irá detectar e MDS instalar dependências e guiará o usuário através de etapas de configuração e serão atualizadas através do Microsoft Update.

Web Services

SQL Server do MDS irá incluir um WebServices API para facilitar o acesso, integração e implementação. A API vai expor os metadados e os dados mestre de suporte em tempo real, integração com outros produtos da Microsoft e produtos orientados a serviços de outros fornecedores. Os clientes e parceiros podem ampliar o valor do MDM, desenvolvendo e implementando soluções personalizadas, utilizando suas tecnologias de desenvolvimento preferido.

integração com outras aplicações Microsoft

O time do master data management está trabalhando junto com o time do PerformancePoint, Dynamics, SharePoint, Excel e equipes de outros produtos para integrar o Master Data Hub nestas aplicações. Ainda é cedo neste processo e por isso não há detalhes disponíveis a respeito de quais capacidades de integração estarão disponiveis para cada um desses aplicativos.

segurança

MDS inclui recursos aprimorados de segurança. Esses recursos ainda não estão finalizados, mas irão incluir suporte a single sign on e integração do Active Directory para autenticação e autorização. Além disso, o código do MDS será totalmente revisto para a elevados padrões de segurança exigidos de todos os produtos Microsoft.

Deployment do Modelo

MDS vai incluir a capacidade de serializar o modelo de dados mestre e dados para para implantação em outras instâncias. Esta capacidade dá suporte à implantação de mudanças através de um ambiente de desenvolvimento, teste e ambientes de produção bem como dos parceiros que permitam desenvolver modelos de template para a rápida implantação.

Metadados do modelo

MDS vai incluir um modelo especial para documentar todos os modelos, as entidades, atributos e hierarquias em uma instância MDS. Os usuários podem inserir documentação de forma livre, assim como necessária, de domínio aplicada a atributos como “proprietário” e “sistema de origem”. O Modelo de metadados também inclui a habilidade para anotar as operações para capturar o raciocínio por trás de uma alteração de dados master.

Internacionalização

MDS estarão prontos para o mundo com suporte a caracteres Unicode e apoio a várias regiões e linguagens em uma única instalação.

Disponibilidade

MDS vai estar disponivel junto com o SQL Server 2008 R2 “Kilimanjaro”.

Segundo o link http://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc645993(v=SQL.105).aspx#MDS

O Master Data Services estará disponivel apenas para Enterprise Edition e DataCenter Edition e claro a Developer.

Importante: suporte apenas a 64bits

LINKS INTERESSANTES

http://searchsqlserver.techtarget.com/tip/Getting-started-with-Master-Data-Services-in-SQL-Server-2008-R2?ShortReg=1&mboxConv=searchSQLServer_RegActivate_Submit&

http://searchsqlserver.techtarget.com/tip/Loading-data-into-a-Master-Data-Services-repository

http://sqlblog.com/blogs/mds_team/archive/2010/02/03/creating-a-simple-business-rule.aspx

http://sqlblog.com/blogs/mds_team/archive/2010/02/15/enabling-human-workflow-part-1-changing-your-model.aspx

http://sqlblog.com/blogs/mds_team/archive/2010/02/16/enabling-human-workflow-part-2-granting-permission-to-your-data.aspx

http://sqlblog.com/blogs/mds_team/archive/2010/02/17/enabling-human-workflow-part-3-configuring-email-notification.aspx

http://blogs.msdn.com/mds/archive/2010/02/18/enabling-human-workflow-part-4-creating-the-business-rules.aspx

http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/en/us/mds.aspx

SharePoint Workflow Integration with Master Data Services

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff459274.aspx

Anúncios